Welcome to our website !

Coma mais e emagreça

By 02:51


Eliminar as gordurinhas e pneuzinhos através da lei do menor esforço é o desejo de praticamente todas as pessoas que sonham em conquistar o corpo perfeito! Então, em busca deste sonho, muitas pessoas “fecham a boca” radicalmente.
É claro que essa tática até funciona, mas não resta dúvida de que pode prejudicar o bem-estar físico e emocional de quem deseja eliminar os quilos extras. Sem falar que é arriscada ao deixar o território aberto para ataques de compulsão, além do que, apesar de parecer contraditório, impede que a pessoa se livre dos quilinhos a mais. Isso porque, ao parar de comer, seu metabolismo fica lento. Outras estratégias são bem-vindas, entre elas a de incluir em seu cardápio diário itens que ajudem a queimar calorias.

O título da matéria parece sem sentido, pois afinal de contas, a maioria dos alimentos, com exceção de alguns produtos diets e lights, possui calorias. Porém existem alguns alimentos que tem a capacidade de queimar calorias, são os chamados “Alimentos Termogênicos”. O processo digestivo faz o organismo gastar energia e, assim, várias calorias são queimadas. Quanto mais difícil for digestão, maior o valor “termogênico” do alimento e maior o gasto calórico para processá-lo, acelerando o metabolismo naquele momento.

Beber líquidos gelados queima calorias, isso porque o organismo gasta energia para elevar o líquido de 5oC para 37oC, que é a temperatura corporal interna. Existem outros alimentos com a mesma capacidade como: pimenta-vermelha, gengibre, vinagre de maçã, chá verde, mostarda, cafeína, guaraná, produtos ricos em fibras como grãos e farelos integrais (arroz, milho, trigo), frutas (laranja, kiwi, maça), hortaliças e vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve, aspargos, folha de mostarda), oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, amendoins), leguminosas (ervilha, feijão e lentilha), gorduras vegetais, em especial, a de coco, produtos derivados de chocolate, os que contêm Ômega-3 (linhaça, bacalhau, salmão, arenque, atum, sardinha, anchova) e a maioria das proteínas vegetais e animais também possui grande valor termogênico, com exceção das preparadas em forma líquida (como os shakes).
Apesar das gorduras produzirem nove calorias por grama, consumidas com moderação, não engordam, pelo contrário, aceleram o metabolismo e aumentam a queima de gorduras, o que proporciona a perda de peso uma vez que o organismo os utiliza para construir e renovar suas estruturas, produzir hormônios e mensageiros químicos, e ativar o funcionamento do sistema elétrico.

Por outro lado, possuem baixo valor termogênico os alimentos que são digeridos e absorvidos rapidamente, podendo, então, aumentar o depósito de gordura corporal. São eles pão branco, massas, suco de frutas e produtos à base de glicose, maltose, sacarose e lactose.
Segundo alguns especialistas os termogênicos são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, porém para perceber os benefícios no ponteiro da balança, os itens devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia.

Mas atenção: não basta apenas consumir os queimadores de gordura! Comer um bolo de chocolate com uma xícara de chá não vai fazer com que os pneuzinhos vão embora. O equilíbrio da dieta é fundamental, além disso, alguns alimentos termogênicos são calóricos, e devem ser consumidos com moderação para não engordar.

Apesar de naturais, esses alimentos não são indicados para todos. Pessoas com o aparelho digestivo sensível não devem usar os condimentos fortes, como a pimenta, a mostarda e o gengibre. O consumo de café e guaraná também não é indicado à noite, pois podem provocar insônia e nervosismo em pessoas com pré disposição. Algumas pessoas ainda relatam que, consumir estes alimentos, principalmente a pimenta vermelha, aumenta o apetite. Desta forma o objetivo de eliminar gordurinhas não é alcançado.

Conclusão: esses alimentos são apenas coadjuvantes no processo de emagrecimento, uma dieta balanceada e a prática de exercícios são importantíssimos aliados na luta contra o acúmulo de gordura.

COLOQUE EM PRÁTICA

Para quem tomar todos os cuidados mencionados e pretende deixar sua dieta mais “termogênica” aí vão algumas dicas:
- Tempere os alimentos com pimenta, mostarda, gengibre e vinagre de maçã.
- Após as refeições tome uma xícara de chá verde.
- Para quem estranha o gosto da linhaça, a dica é misturar na granola, nas sopas ou no feijão.
- Na hora da sobremesa troque doces por frutas, que, além de mais saudáveis, não são calóricas.
- Com algumas simples atitudes uma coisa é certa: Seu cardápio vai ficar mais saboroso e você feliz com o resultado de sua dieta!
Você sabia que alguns dos alimentos termogênicos, além de acelerar o metabolismo possuem outras funções benéficas ao organismo?
Veja os exemplos:
Pimenta Caiena (pimenta vermelha): aumenta a circulação, melhora a digestão e aumenta a temperatura do corpo.
Ômega 3: elimina o excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo, funciona como antinflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares.
Chá Verde: reduz a absorção de açúcar no sangue inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos), diminui a compulsão por carboidratos e acelera o trânsito intestinal.

You Might Also Like

0 comentários