Welcome to our website !

Como preparar-se para uma entrevista de emprego

By 12:42


O que você faz antes da entrevista de emprego pode determinar se a vaga será sua ou não.

Pesquisas indicam: um candidato leva em media de 3 a 5 meses para conseguir uma recolocação, no mercado de trabalho.
Algumas pessoas se queixam que apesar de "correrem" atrás de um emprego como loucos, demoram muito para conseguir o uma vaga.
O que será que acontece com estas pessoas?
Bem! Se você esta realmente correndo atrás, e não esta conseguindo nada. Algum problema deve ter! E eles podem ser os mais variados o possível.

Antes de sair por ai a "caça", é melhor prestar atenção em algumas coisas que podem estar impedindo você de conquistar o seu lugar ao sol.

Talvez você esteja sendo vitima de armadilhas como: curriculum mal feito, com informações imprecisas, discordante, falta de dados sobre sua experiência, excesso de dados irrelevantes e etc. (Isso geralmente faz com que seu curriculum vá parar na lata de lixo)

Porem se você é chamado para entrevista mas não passa disto! O problema pode ser outro!
A falta de preparação anterior a entrevista.

Pois é! os vestibulandos possam meses se preparando para o vestibular, um palestrante costuma gastar horas se preparando para a palestra, e por ai vai .
E você ? Quanto tempo gasta se preparando antes de ir a entrevista?

Existe um ditado chinês que diz: se quiser cortar uma árvore rápido, gaste o dobro do tempo afiando o machado. Isto que dizer que todo o resultado que temos agora é proporcional ao que fizemos há tempos atrás.

A maioria das pessoas não se preparam para a entrevista e ficam a mercê da sorte.

Em épocas de crise é melhor não contar tão somente com a sorte, vai que ela falhe!

Procure saber informações sobre a empresa na qual irá fazer a entrevista.
você deve procurar saber sobre: Quanto tempo a empresa esta no mercado, como foi fundada, quais são os produtos com os quais ela trabalha, quais os valores e a missão desta empresa, se tem filiais em outros estados ou países, se tem um perfil conservador ou se segue uma linha mais moderna. Procure saber também como é o departamento onde ira trabalhar....etc.

Talvez você encontre alguma dificuldades em conseguir uma ou outra informação, mas você pode facilitar bastante esta tarefa, buscando as informações na Internet , ou em publicações tais como EXAME e VOCÊ S/A.

Você também pode ligar para empresa , e dizer que irá participar de uma seleção e gostaria de saber algumas informações sobre a empresa.
As atendentes poderão lhe dar um panorama sobre, como a empresa gosta que seus funcionários se vistam , se é uma empresa extremamente rígida com relação a horários , ou se costuma ser mais flexível, com esta questão , e etc.
Ex funcionários também são uma boa fonte de informações , portanto se você foi indicado por alguém ou conhece alguém que já trabalhou na empresa, não pense duas vezes antes de marcar um cafezinho com esta pessoa.

Tome cuidado com a aparência:

Aparência é tudo! E costuma dizer muito mais sobre você do que você pode imaginar.
Portanto faça as unhas, arrume o cabelo.
Se você pinta o cabelo e está com as raízes aparecendo. Se vire e retoque-o! Cabelo com raízes de cor diferente passa a impressão de desleixo, mesmo que isso não seja verdade.
Já vi gente ser dispensado por causa disto. Não que este fato isolado determine o seu futuro, porém é um ponto negativo que se for somado a outros podem te tirar da disputa.

Separe a roupa com antecedência.
Procure uma que seja adequada à empresa onde irá fazer entrevista, e que combine com você. Nada “adianta tirar do guarda-roupa aquele terninho que você nunca usa, e que quando você veste fica se perguntando” Quem é esta pessoa ai no espelho?"
A roupa não lhe caiu bem? Ficou apertada ou folgada demais? Esqueça! Este tipo de coisa prejudica não só sua imagem como também te deixa inseguro, e insegurança na hora da entrevista só atrapalha.

Pergunte-se: Em que tipo de empresa vou fazer a entrevista? E qual o cargo que irei ocupar? Isto lhe dará uma idéia de que tipo de roupa vestir.

Empresas e cargos formais, pedem roupa formal. Empresas ligadas a moda e propaganda pedem roupas menos formais que mostrem a personalidade do candidato. Porem vá com calma! Tudo que é demais sobra. Use o bom senso!

Cuidado com o calçado!

Ele pode te colocar numa baita enrascada.
Se for desconfortável e você tiver que ficar muito tempo de pé você estará frito
Cuidado também com o solado do calçado, se for escorregadio pode fazer você levar um baita tombo. Imagina só a vergonha!

De uma boa lida em seu curriculum para poder esclarecer qualquer dado que o empregador venha a solicita. Esteja pronto para explicar cada movimento e conquista que realizou ao longo da carreira.

Esteja informado! Leia um jornal, uma revista. Ta sem dinheiro pro jornal ou ta sem tempo.
Ousa o radio enquanto se arruma.

Saia de casa com 1 hora de antecedência.
O local é longe e você não conhece. Saia mais cedo ainda! Assim você não será surpreendido por transito, endereços difíceis de localizar e minimiza os estragos causados por algum imprevisto.

Baixe um mapa do local na Internet.

Não sabe que ônibus pegar ou onde descer? Ligue para a prefeitura ((156) Em São Paulo) lá eles te dão o itinerário direitinho.

Nunca chegue atrasado! Se perceber que não chegará a tempo, entre em contato com a empresa e avise.
Mas também não chegue cedo demais! Não é muito bom! Uns 20 minutos ta ótimo!
Assim se a entrevista demorar muito para começar, você não ficará irritado.

Demorou demais e você ficou irritado? Não demonstre! Existem empresas que testam seus candidatos com essas armadilhas.

Se chegar com muita antecedência, procure uma padaria, tome um cafezinho, vá a uma banca de jornal e leia as noticias da capa.

leve consigo o telefone da empresa. Você pode precisar.
Se tem celular carregue a bateria com antecedência e veja se tem crédito. Se não tem leve um cartão telefônico.

Esta dica parece boba, mas imagina só se você não achar o lugar de jeito nenhum, ou ficar presa num transito. Como irá entrar em contato com a empresa se seu celular acabar a bateria ou estiver sem credito?

Nunca ligue a cobrar! A menos que receba autorização para isso.

Procure ir ao banheiro antes da entrevista começar, isso evita que você fique em apuros no meio da conversa.

Quando chegar ao local identifique-se. Diga aonde irá e com quem irá falar. Seja educado, nunca trate mal qualquer pessoa que estiver na empresa.
há empresas que analisam o candidato desde o momento que ele chega a recepção.

Cuidado no elevador, Seja educado e segure a porta caso veja alguém atrasado, querendo entrar.

Nas escadas desça sempre pelo lado direito cedendo espaço a mulheres e idosos.

Enquanto estiver esperando, cuidado com o que irá falar! Comentários maldosos sobre pessoas ou falar mal da antiga empresa não pega nada bem!
Há empresas que colocam funcionários disfarçados na sala de espera para coletar dados sobre os candidatos.

Boa sorte!

You Might Also Like

0 comentários