Welcome to our website !

Retalhos , aviamentos e botões grátis. Onde conseguir .

By 13:56



botoes encontrados na rua Jose paulino

Há um tempo atrás estava navegando por alguns sites de artesanato e encontrei um fórum que falava que em alguns lugares de São Paulo era possível conseguir retalhos grátis.
Lá dizia que nas ruas do bairro Bom Retiro , centro de São Paulo próximo a estação Luz do metrô, as confecções jogam fora toneladas de sobras de tecido  que  são colocadas nas calçadas para serem levadas pelo lixeiro , e que era possível pegar estes tecidos se você chegasse antes do lixeiro ( é claro! rsrsrsr) tinha até fotos .
Fiquei louca de curiosidade pra pegar alguns tecidinhos para fazer minhas flores de cabelo.
lá no grupo de discussão  dizia que as confecções  colocavam o "lixo " na calçada depois do expediente  por volta de 5 horas da tarde .
Então um belo dia resolvi ver como funcionava o negócio .
Cheguei lá por volta das 5:30 da tarde, a maior parte das lojas estavam fechando , mas nada de ver os tais retalhos, achei que o lixeiro tinha chegado antes de mim.
Andando um pouco mais  avistei um saco transparente cheio de retalhos , eram de malha estampada , não gostei muito das cores mas como já estava achando que não encontraria nada pequei algumas.
  Um pouco mais a frente e vi em uma galeria um monte de sacos de tecido,  tinha de tudo, renda, algodão e mais um monte de coisas,  mas um funcionário da galeria me informou que não poderia pegar os tecidos pois eles seriam entregue a um a empresa. Fiquei triste né? Fazer oque!  Mas eu já tinha guardado um punhado de tecidos , então fui embora.
Para aproveitar a volta resolvi ir  por uma rua paralela, não precisei andar muito e dei de cara com uma caixa de papelão enorme do tamanho de uma caixa de água de 250 litros cheia de aviamentos, tinha de tudo, botão, renda, fitas de veludo,uma infinidade de coisas , e em grande quantidade ,haviam peças que estavam com etiquetas, sacos de botão fechados. Fui pegando tudo que me interessava,e socando  dento da sacola que era pra andar rápido kkkkkk.
.A bolsa que levei era pequena ,tive que colocar uma parte dos achados dentro da sacola  que estava com coisas que comprei . Por sorte achei mais 2 sacolas grandes dentro da caixa . Coloquei coisas até na minha bolsa e na da minha mãe.
Nunca pensei que pudesse encontrar tudo que encontrei no lixo, é inacreditável como o lixo de São Paulo é rico! Coisas em perfeito estado são jogadas fora diariamente e na maioria das vezes vão parar no lixão.
Muitas empresas pegam estes sacos de tecido para revender , então se houver alguém  por perto perto  pergunte antes se você pode pegar os tecidos .
Outra coisa que descobri é que tanto o lixeiro quanto as empresas passam primeiro na rua José Paulino, onde tudo é bastante disputado , já nas ruas paralelas , as coisas são mais calmas , e tem menos concorrência , então você tem mais liberdade.
O grupo de discussão onde fiquei sabendo sobre os retalhos é esse...
Infelizmente não pude fotografar os coisas no local pois na época estava sem câmera, mas depois eu tirei algumas fotos das coisas que encontrei .

mandalas bordadas

Tenho um saco cheio destes bordados .

botoes coloridos

  É só a metade do que encontrei na caixa. Neste saquinho tem 530 botões


renda aplique vestido noiva

Destas rendinhas também tem um saco cheio , deve ter  umas 200 peças. Nem sei oque farei com tanta renda.

faixa para aplique de paetes

Faixa de paetê , tem uns dois metros

fita de cetin

Fita plissada havia duas embalagens fechadas, infelizmente estavam sujas então tive que tirar da embalagem e lavar.

aplique de fita plissada

Detalhe da fita

gola de sobrepor em algodão

Tinha até uma golinha avulsa

trama de strass

Este é uma espécie de rede com strass tem uns 30 de largura por 1 metro de comprimento

renda tipo guipir

Rendas para decote tem umas 200 desta

renda para aplique em gola

Renda para gola de blusa

aplique de renda para gola

vários modelos de renda de algodão para gola

botões coloridos

Renda larga , mais ou menos uns dois metros.

renda em metro

Ficou impressionada? Pois é  tem mais um montão de coisa que não deu pra postar. Acho que vou vender uma parte das rendas para decote, já que não tenho ideia de como usa-las.
Quem está interessado em garimpar na José Paulino, o horário que as lojas colocam os tecidos na rua para coleta mudou, agora é de manhã. Então tem que estar lá antes da 7 horas .
Um beijão e até o próximo post.

You Might Also Like

25 comentários