Welcome to our website !

Carboidrato em excesso pode aumentar a depressão

By 19:51

4595095_blog
O consumo de grandes quantidades de carboidrato durante o dia pode aumentar o risco de depressão.
É o que diz o imunologista italiano de Attilio Speciani, autor do livro Prevenire e Curare la Depressione con il Cibo (Prevenir e Tratar a Depressão com os Alimentos), ainda sem tradução no Brasil.
Os carboidratos são responsáveis pela síntese de serotonina no organismo, porem em excesso, pode desencadear picos de glicemia no sangue, e levar a depressão.
Estes picos quando repetidos diversas vezes faz o organismo acionar seus mecanismos de defesa, para conter e reverter à toxidade do açúcar em excesso no sangue.
Estes mecanismos de defesa nutrissem da serotonina presente no cérebro diminuindo sua concentração, e esta baixa pode desencadear um processo de depressão.
Estes picos de glicemia são extremamente danosos ao organismo, pois o obriga a liberar uma grande quantidade de insulina ( hormônio responsável pelo transporte do açúcar para o interior da célula), para dar conta de armazenar toda o açúcar que esta circulando no sangue .
Com o aumento da oferta de insulina o corpo consegue armazenar rapidamente todo o açúcar que circulava na corrente sanguínea, causando uma queda abrupta nos níveis de glicemia. Esta queda brusca coloca o organismo em alerta, causando um aumento repentino na vontade de consumir mais carboidratos.
Com a repetição deste comportamento ao longo dos anos o indivíduo acaba por desenvolver uma diabetes, por resistência a insulina. Ou seja, o individuo produz insulina porem o organismo é resistente a ela.
Este estudo deixa claro a máxima: tudo que é demais sobra.
Para que os carboidratos sejam uma fonte de bem estar, lance mão dos alimentos integrais, que por conterem carboidratos complexos, tem sua absorção mais lenta e gradual.
Substitua o açúcar branco pelo mel que é rico em triptofano (aminoácido que se transforma em serotonina) e possui índice glicêmico baixo.
Evite o consumo de carboidratos juntamente com proteinas de origem animal, tais como carnes ovos leites e derivados, pois segundo estudos a formação da serotonina fica bastante comprometida quando ocorre esta associação de carboidratos e proteinas.
Evite também o consumo de geléias e doces açucarados, junto com Paes e bolachas pois eles inibem a ação da ptialina na boca dificultando a digestão dos carboidratos.

You Might Also Like

0 comentários